Expo Cascina Triulza

Expo Cascina Triulza abre com Vandana Shiva

Expo Cascina Triulza. Na Expo 2015 se concentra a sociedade civil empenhada no incessante trabalho de construir em um mundo mais justo e sustentável. A previsão de um pavilhão inteiro reservado para atividades sem fins lucrativos é inédita na história das Expo. Bem como a agenda virtuosa que propõe, inaugurada em 2 de maio 2015 com Vandana Shiva.

A estimada indiana ativista pelos direitos humanos, defensora da biodiversidade, apresentou na Expo, na reestruturada Cascina Triulza, o documento Terra Viva, elaborado por especialistas de diferentes países, que destaca a estreita relação entre as crises atuais. A exploração do solo, a grilagem de terras (land grabbing), as alterações climáticas, o desemprego, as desigualdades, a violência, as guerras.

O manifesto declara a necessidade urgente de mudarmos de um modo de pensar com base em uma abordagem linear e de extração para um modelo circular baseado na reciprocidade de dar e receber. E aponta o caminho para avançar perseguindo objetivos de justiça, dignidade, sustentabilidade e paz.

Advertisement