alimentação-saudável

header nutrizione jpg
  • A educação alimentar é uma ajuda preciosa para seguir uma alimentação saudável e tomar as decisões certas quando se fala em nutrição . Na Itália o Inran - Istituto nazionale di ricerca per gli...

Alimentação saudável, receita de bem-estar

Uma alimentação saudável é a base para uma ótima saúde. Os especialistas em nutrição e as campanhas de educação alimentar ressaltam este fato e indicam algumas simples regras a serem respeitadas. São 2.000 kcal a necessidade diária energética de um indivíduo são, faz bem consumir 60 g de proteínas (12% da ingestão total), 280 g de carboidratos (56%), até 20 g de álcool, o que corresponde a 200 ml de vinho (7%) e 55,5 g de gorduras.

A composição da cota de gordura precisa representar 25% das calorias ingeridas no dia, a origem deve ser vegetal para 39g (ideal é o azeite de oliva extravirgem), animal, 15g e de pesca 1 g (muito bom é o peixe azul, fonte de ómega 3).

Controlar quantidade e qualidade da comida ou seguir o máximo possível uma alimentação saudável e fazer atividades físicas adequadas têm-se demonstrado instrumentos essenciais na prevenção de doenças não transmissíveis, como hipertensão, patologias cardiovasculares, obesidade, diabete e alguns tumores.