Trufa italiana

header tartufo jpg
tartufo alba jpg

Trufa italiana, da Alba até a Tramonto

A trufa italiana torna a Itália o paraíso para os apreciadores desta iguaria. Nenhum outro país se compara em termos de disponibilidade, a trufa branca italiana é a mais procurada do mundo. Isto é evidente na região de Piemonte, local em que a trufa Alba é conhecida por sua tradição e qualidades raras.

Não é uma coincidência que a trufa italiana possua a mais alta qualidade. Pesquisas mostram que as características do solo e flora da península são o que as tornam tão aromáticas e saborosas. Este produto não é de fácil comercialização, pois requer os conhecimentos e as habilidades dos caçadores rurais e de seus cães (ou porcos) para farejá-lo e cavá-lo. Deste processo de séculos surge um alimento gourmet premiado, o preço de alguns tipos de trufa italiana, como a trufa branca, deixam-na fora do alcance da maioria dos consumidores.

O que não significa que você não pode visitar um dos muitos festivais existentes no outono para uma prova. As regiões onde as encontramos são: Úmbria, Veneto, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Molise. Temporadas recentes obtiveram recordes de quantidade, significando que há acesso para uma base mais ampla de clientes. Há ainda uma série de produtos italianos no mercado que acentuam suas receitas favoritas com uma pitada do sabor inimitável das trufas.