Vinho aglianico

header inglese vino jpg
aglianico jpg

Vinho Aglianico, vulture e muito mais

O vinho Aglianico é símbolo do vinho tinto italiano do sul. Sua videira fornece matéria-prima para alguns dos vinhos italianos mais famosos e foi levada para a península pelos gregos. Os romanos chamavam-na de  helênica e a usaram para melhorar a qualidade do Falerno, um vinho muito amado pelos poetas da época. No século XV, o aragonês lhe deu o nome que carrega até hoje.

O vinho tinto IGT feito na Campania é produzido com 100% da variedade da uva aglianico, com aromas de cacau, tabaco e frutas frescas é o vinho perfeito para carnes grelhadas e para os tradicionais pratos de massa do sul.

Aglianico del Vulture DOCG origina-se nas vinhas perto de Potenza em Basilicata, a esplêndida região italiana entre Puglia e Calabria. De cor rubi granada possui notas de morango no aroma e é seco harmonioso, ideal para assados.

O Taburno (com um mínimo de 85% da aglianico) é outro vinho Aglianico digno de atenção. Especialmente o Riserva, que concede ao paladar a lembrança delicada do seu envelhecimento em carvalho. O rosé também é muito apreciado pelo público, seja durante as refeições ou com sobremesas.