Vinho syrah

header inglese vino jpg
syrah jpg

Vinho Syrah, caráter italiano internacional

O vinho Syrah também conhecido por Shiraz é um vinho tinto italiano pertencente a um grupo chamado "global", ainda que suas origens sejam incertas. O vinho tinto Syrah, de acordo com algumas pessoas, originou-se na vila persa de nome Schiraz e alcançou a Itália por Siracusa, outros dizem que ele veio da Albânia, pois possui semelhanças genéticas com o vinhedo local Shesh. Outras análises indicaram semelhança com as vinhas de Trentino-Alto Adige Teroldego e Lagrein.

O aroma de pimenta preta é a característica mais marcante do vinho Syrah, as uvas, se cultivadas adequadamente e nas condições climáticas corretas, certamente oferecerão este perfume entre os demais. Este ótimo tinto italiano é produzido nas regiões da Toscana, Lazio, Puglia e Sicília, onde nascem os melhores vinhos Syrah.

Devido ao alto nível de pigmentação, este vinho tinto italiano geralmente apresenta a cor vermelho escuro, com o envelhecimento tende ao granada, sendo bastante opaco. Oferece um bouquet complexo, frutado e floral com notas de frutas e violetas. Seu sabor é seco, encorpado e tânico. O vinho Syrah é muito versátil e pode ser consumido com petiscos, massas, vegetais e carnes.